Conheça mais sobre a embalagem laminada e suas vantagens e aplicações
Atualmente, as embalagens são itens cada vez mais presentes em nossas rotinas. Logo, naturalmente surgem diferentes tipos, entre eles a embalagem laminada, popularmente encontrada em produtos muito comuns nos mercados, desde o café até o macarrão instantâneo.
Esse tipo de embalagens é caracterizada pela aparência metálica presente no seu interior, cuja função é manter o produto embalado em boas condições até seu uso.
Quanto a visualização, as embalagens laminadas podem ser personalizadas, sendo liso ou impresso em até seis cores.
Outra importante características da embalagem laminada é com a possibilidade de facilitar o fechamento das embalagens laminadas, acrescentando abas adesivas, de maneira a dispensar o uso de seladoras.
Embalagem laminada: vantagens
De modo geral, as embalagens laminadas oferecem aos produtos barreiras à luz, vapor de água, gases e aromas, a fim de preservar suas propriedades, sem danificá-las ao longo do empacotamento, transporte e manuseio.
O objetivo desse tipo de embalagem é, também, garantir maior vida útil aos alimentos.
Outra característica e vantagem das embalagens laminadas é que trata-se de um produto impermeável à gordura, resistente às distintas temperaturas, como produtos congelados ou quentes.
Por fim, as embalagens laminadas facilitam sua abertura através de pequenos rasgos programados, que inclusive facilitam o consumo do produto.
Tipos de embalagem laminada
A embalagem laminada é um item que pode ser produzido de muitas maneiras. Sua estrutura conta com barreiras compostas por diferentes materiais, como polietileno, polipropileno, BOPP ou poliéster.
Falaremos agora sobre os tipos de materiais que compõem as embalagens laminadas, bem como suas respectivas vantagens e aplicações.
BOPP (MET) e BOPP (TRANSP) polipropileno bi-orientado
Esse tipo de embalagem é muito utilizada para o empacotamento de snacks, batatas e wafers. Sua estrutura conta com ótima barreira ao oxigênio, umidade e gorduras, favorecendo a proteção dos produtos nele embalados.
Poliéster (PET)
As embalagens laminadas em poliéster conta com uma estrutura muito utilizada para o empacotamento de café almofada, leite em pó e achocolatados.
Isso se deve ao fato de que possuem uma excelente barreira para o aroma, óleos, gorduras, oxigênio, nitrogênio, umidade e luz (quando metalizado).
PP/BOPP – polipropileno bi-orientado
Estrutura de referência para o empacotamento de massas em geral, tais como macarrão instantâneo, talharine, espaguete e mistura para bolo.
A grande vantagem de optar por esse tipo de embalagem laminada é porque os substratos apresentam ótima barreira à umidade.
Alumínio (AL) e poliéster (PET)
As embalagens laminadas produzidas com alumínio são comumente usadas em embalagens de suco em pó e café a vácuo.
Em contrapartida, o poliéster é mais aplicado em em sachês para maionese, ketchup, massas e coco ralado, principalmente por oferecer barreira à luz (quando metalizado), oxigênio, umidade, aroma, óleos e gorduras.
Embalagem laminada: uma das melhores opções do mercado
Agora que conhece mais sobre a embalagem laminada e suas vantagens e aplicações, bem como seus diferentes tipos, fica com certeza mais fácil optar por esse tipo de produto.
Caso queira embalagens de alta qualidade e personalizadas, lembre-se de optar por empresas confiáveis, experientes e com amplo portfólio, como a Apecris.
Para ler mais artigos como este, acompanhe nosso blog para mais novidades. Até a próxima!